Captações de Água

Captações de Água 2017-06-14T18:15:21+00:00

Legalização de captações

Registo e licenciamento de captações

A obrigatoriedade do licenciamento prévio para captações de águas subterrâneas abrangendo todo o território Português, foi estabelecida pela primeira vez em 22 de Fevereiro de 1994, definindo o regime de licenciamento do domínio hídrico, sob jurisdição do Instituto da Água.

Desde o ano de 1994 até aos dias de hoje a legislação sofreu várias alterações, continuando, no entanto, a obrigatoriedade da obtenção do licenciamento prévio de pesquisa para a execução de captações de água subterrânea, na Agência Portuguesa do Ambiente – APA.

Por forma a obter a legalização junto das Entidades competentes, a “água azul” compreende soluções internas para o registo e licenciamento de captações de água, tratando no seu gabinete de todos os processos inerentes aos respetivos processos.

Furos com garantia de água em qualquer meio geológico

Os furos de água vieram possibilitar a exploração de aquíferos a “qualquer profundidade”, o que lhe confere elevada versatilidade, tornando-se, por isso, no tipo de captação de água subterrânea mais utilizada nas últimas décadas.

A água azul executa furos para captação de água subterrânea em todo o tipo de condição geológica e em variados diâmetros, sempre com garantias de água e de boa condição estrutural das captações.

Para a realização de furos de água em contexto residencial, contempla equipamentos de menor porte, adequados á locomoção em jardins e zonas de pavimento frágil (mosaico, pisos em borracha, relva sintética, etc.), passagens estreitas, transposição de muros, etc.

Os métodos de perfuração utilizados são os sistemas rotary e roto-percussão pneumática. A selecção do método a utilizar dependerá das características geológicas do maciço a perfurar.

Roto-percussão pneumática
O sistema de roto-percussão pneumática desenvolve-se com recurso a ar-comprimido. É preferencialmente utilizado em formações consolidadas e compactas, tais como rochas ígneas e metamórficas, assim como algumas formações sedimentares, tais como calcários de dureza elevada.
Atualmente, é ainda possível aplicar o sistema de roto-percussão com entubamento simultâneo, permitindo perfurar à roto-percussão em condições geológicas instáveis

Rotary
Os furos á rotação são normalmente típicos de formações sedimentares pouco consolidadas e de natureza detrítica, tais como arenitos, argilas, areias, conglomerados, margas e calcários de dureza baixa.

O método utiliza um fluido de circulação á base de lamas bentoníticas, responsáveis pelo suporte das paredes do furo e evacuação dos detritos da perfuração.
Além da construção, realizamos ainda ações de reabilitação, manutenção e análise da produtividade de furos de água, apontando-se:
• Limpeza e desinfeção
• Reabilitação
• Filmagem em profundidade de captações
• Ensaios de caudal
• Estudo de interferências entre captações

Selecione uma empresa credenciada. A água azul proporciona-lhe a construção e manutenção de furos de água com acompanhamento técnico especializado que o aconselha caso-a-caso.

Mão-de-obra qualificada e equipamentos específicos para trabalhos em meio subterrâneo

Nas últimas décadas, as captações do tipo poço e mina de água caíram em desuso face aos furos. No entanto, este tipo de captações apresentam inúmeras vantagens relativamente aos furos de água, apontando-se:
• Menor consumo energético associado á exploração, visto que o sistema de bombagem apresenta menor necessidade de elevação de água até á superfície (menor profundidade) face aos furos;
• No caso das minas, não é necessário sistemas de bombagem, visto que a água aflui ao exterior da captação por gravidade;
• Possibilidade de acesso ao interior da captação, o que facilita operações de manutenção ou reabilitação, tornando estas ações mais económicas;
• No caso do poço, construção e manutenção mais económica face aos furos.

Por forma a revitalizar captações deste género, que em muitos casos apresentam a forma mais económica de obter água subterrânea, a água azul compreende equipas com mão-de-obra especializada e equipamentos específicos para executar escavações e outras tarefas em meio subterrâneo, objectivando:
• Construção de poços e minas de água;
• Recuperação/reconstrução de poços e minas de água inativas e abandonadas;
• Aprofundamento/rebaixamento de poços e minas para explorar aquíferos mais profundos e aumentar a capacidade de depósito de água;
• Limpeza e desobstrução de detritos e raízes de árvores;
• Desinfeção e tratamento físico-químico;
• Análises de água.

Atenção:
Mantenha o seu poço e/ou mina de água em bom estado de conservação. Este tipo de captações, quando em mau estado estrutural, tendem a colapsar. O consequente aluimento de terras, além de originar elevados custos de recuperação da captação, provoca alteração no estado de tensões dos solos, danificando as infraestruturas de construção civil implantadas na vizinhança.

Problemas com excesso de águas sub-superficiais? Drene e reutilize em rega!

As ações de drenagem e rebaixamento do nível freático objetivam o escoamento de águas superficiais (da chuva ou de outras origens) e sub-superficiais (aquíferos subterrâneos de pouca profundidade) e executam-se recorrendo à construção de canais a céu aberto, colocação de tubagem subterrânea horizontal, poços, perfurações, etc., de acordo com as respetivas especificações e condicionantes locais.
Este tipo de obra hidráulica, normalmente associada a empreendimentos agrícolas e de construção civil, tem por finalidade:

Agricultura
–Drenagem de terrenos agrícolas
– Permitir/facilitar a circulação de equipamentos agrícolas
– Permitir o cultivo de culturas suscetíveis a elevados teores de água no solo

– Captar água de superfície e/ou sub-superficie para injetar na rede de rega
– Reposição, restabelecimento e proteção de linhas de água
Construção civil
– Permitir trabalhar a seco no fundo de escavações
– Reduzir os impulsos em taludes e obras de contenção;
– Prevenir situações de acidente (instabilização dos taludes), garantindo a segurança dos trabalhadores e equipamentos;
– Manter a seco as camadas de base e de vias rodoviárias e outras
– Reposição, restabelecimento e proteção de linhas de água
– Tornar mais improváveis fenómenos potenciais de instabilização do solo no fundo de escavações

Por forma a otimizar os sistemas de drenagem e rebaixamento, a água azul dispõe de equipamento e conhecimentos técnicos que permitem projetar e construir sistemas eficientes, recorrendo a ensaios de campo e formalização de modelos para a otimização dos sistemas de drenagem e rebaixamento.
É ainda possível desenvolver sistemas de aproveitamento da água drenada, com recurso a reservatórios e/ou bombagem de água para aplicações em rega, construção civil, indústria, utilização doméstica, etc.

consulte-nos