Soluções de hidráulica aplicada
Regra geral, a exploração dos recursos hídricos subterrâneos necessita de um sistema de bombagem submersível para elevar a água até à superfície.
A escolha do equipamento de extração de água requer conhecimento técnico específico, uma vez que a sua adequada seleção e instalação maximiza o tempo de vida útil da captação e do respetivo sistema de bombagem, bem como permite uma substancial economia no consumo energético.
O adequado dimensionamento do sistema de extração é realizado em função de critérios hidrodinâmicos e do regime de exploração. Obrigatoriamente é necessário ter em conta:
• O caudal máximo de exploração admissível para a captação, sob o ponto de vista hidráulico e de recarga natural do aquífero;
• O nível hidrodinâmico correspondente;
• O diâmetro da captação;
• As características físico-químicas da água;
• A cota da descarga da água bombeada;
• As perdas de carga nas tubagens e acessórios que constituem as condutas de água.
Sistemas de bombagem desajustados ocasionam envelhecimento prematuro da captação, presença de partículas sólidas na água, diminuição da produtividade (caudais) e gastos desnecessários em energia elétrica e manutenção corretiva.
Por forma a otimizar a extração de água subterrânea de forma sustentável, elevando a durabilidade da captação e respetivo sistema de extração da água, na água azul, os sistemas de bombagem são projetados caso-a-caso por profissionais especializados e com formação em geologia, hidráulica e eletricidade, visando a melhor seleção e instalação de todos os elementos inerentes ao sistema de bombagem de água, compreendendo:
• Bombas submersíveis, sistemas de comando e controlo, balões de pressão, etc.;
• Soluções de bombagem com recurso a energia solar e eólica;
• Sistemas de bombagem com variação de velocidade;
• Ligações a reservatórios, balões de pressurização e todo o tipo de canalizações e sistemas de rega;
• Instalação/construção de estruturas de armazenamento de água – depósitos (reservatórios) de superfície e enterrados, caixas de água, charcas e outros.
Bombas solares, soluções de bombagem sem custos energéticos
São bombas que utilizam o sol como fonte de energia. Quando a radiação solar incide nos painéis fotovoltaicos, a bomba começa a funcionar. Podem também ser utilizadas baterias para alimentar bombas de pequena potência em períodos noturnos.
Caso haja necessidade, é ainda possível escolher entre alimentação solar ou alimentação a partir da rede elétrica ou gerador.
A relação entre a disponibilidade de energia solar e o aumento das necessidades de água estão intimamente ligadas. De facto, a necessidade de água aumenta na proporção em que aumenta a radiação solar. O inverso também ocorre. Assim, podemos dizer que a energia solar está mais disponível quando a água é mais precisa.
Devido ao regular acréscimo do custo da energia, que tem registado uma subida permanente ao longo dos anos, a utilização de fontes de energia renovável é uma aposta segura e fiável, mesmo em locais que já tenham acesso a energia elétrica.
MITO: As bombas solares só funcionam para baixos caudais e apenas quando houver sol.
REALIDADE: Existem bombas para furos com capacidade superiores a 450m de elevação e caudais de mais de 500m3/h.
Em caso de nuvens ou pouca radiação, o controlador diminui a velocidade da bomba, continuando esta a trabalhar com um caudal inferior, mas mantendo a pressão.
Soluções solares para bombas normais
Através de um inversor de bombagem solar, já pode transformar a sua bomba normal (alimentada pela rede elétrica ou gerador), numa bomba solar para bombear sem custos energéticos. É um processo simples, e não requer que se remova a bomba da instalação, pois toda a eletrónica necessária fica instalada na superfície. Desta forma, é possível o funcionamento da bomba com duas fontes de energia:
• Só Solar
• Solar + Rede Elétrica
• Solar + Gerador
Vantagens das bombas solares
• Os sistemas de bombagem solar, se bem projetados e instalados, apresentam inúmeras vantagens:
Podem ser instalados em qualquer local, sem necessidade de acesso à rede elétrica;
• Sem qualquer custo associado ao consumo de energia;
• Elevada eficiência;
• No caso de poços e furos menos produtivos, a bombagem solar permite elevar ao máximo o seu rendimento;
• São sistemas autónomos, sem qualquer preocupação com o seu funcionamento.
O projeto de sistemas de bombagem solar é muito exigente, cada sistema é único pelas suas características climáticas, particularidades das captações de água e capacidade de armazenamento, distâncias a percorrer e débito de água necessária, entre outras. Apenas um projeto cuidado conduz à solução que melhor se ajusta às necessidades do cliente, técnica e economicamente.
A Água Azul dimensiona e instala sistemas de bombagem solar, com uma equipa profissional que aconselha e estuda a solução que melhor se ajusta às suas necessidades.
Sistemas de rega, a solução eficiente para gestão de água
Devido ao aumento do aquecimento global, a sobrevivência de jardins e culturas agrícolas, em estado normal de vivacidade, é altamente dependente de um sistema de rega artificial que lhes proporcione água em quantidade necessária.
Os equipamentos de rega automática evoluíram de forma relevante para resposta ao aumento das exigências climáticas, proporcionando sistemas económicos e eficazes do ponto de vista energético e hídrico, capazes de dimensionar corretamente a água conforme as necessidades, sem desperdício deste recurso tão importante, e de possibilitar a sobrevivência das espécies vegetais mesmo em condições de seca extrema, sem que apresentem sinais de debilidade.
Para tal, recorre-se a rega programada com recurso a sistemas combinados por:
• Gota a gota
• Aspersão
• Pulverização
• Nebulização gota a gota e fog (para estufas)
Sempre que a origem da água para rega advenha de captações subterrâneas, é imperativo ter em consideração as disponibilidades hídricas das mesmas, sem que, em qualquer circunstância, sejam ultrapassados os caudais de exploração admissíveis – regime de sobre-exploração das captações.
Dimensione o seu sistema de rega de acordo com as disponibilidades hídricas das respetivas captações! Planos de rega desajustados, em regime de sobre-exploração das captações, promoverão o seu envelhecimento precoce e a diminuição gradual da produtividade, muitas vezes de forma irreversível!
Instalamos e vendemos reservatórios
Reservatórios (charcos, cisternas, caixas de água, poças, etc.) são estruturas com funções de reserva de água e regularização de bombagem.
A sua incorporação nos sistemas de bombagem e distribuição de água permite a otimização da gestão dos recursos hídricos disponíveis, sendo praticamente obrigatória a sua inclusão em empreendimentos com elevados consumos de água, normalmente associados aos sectores agrícola, industrial, abastecimento público e combate a incêndios florestais.
De uma forma geral, os reservatórios têm as seguintes finalidades:
a) Servir de volante de regularização, compensando as flutuações de consumo face aos caudais disponibilizados pelas captações de água;
b) Constituir reservas de emergência para combate a incêndios;
c) Regularizar o funcionamento das bombagens;
d) Permitir adução gravítica entre a captação de água e os pontos de consumo, permitindo reduzir custos em energia.
e) Assegurar a distribuição de água em casos de manutenção ou avaria nas captações de água.
A água azul dispõe de soluções associadas à reserva/armazenamento de água, que se pode traduzir desde a instalação de pequenos reservatórios na ordem das centenas de litros até à construção de charcas com capacidade de armazenamento de milhares de metros cúbicos.